SOBRE

A semana científica é um evento que se tornou tradição nos cursos de graduação. É um espaço que proporciona interação entre estudantes, docentes e profissionais de determinada área de ensino. Através de metodologias outras, que não a sala de aula, permite colocar em discussão temas elegidos pelos discentes. 
A temática da Semana Acadêmica de Psicologia e Medicina da UESPI surgiu da necessidade sentida pelos alunos dos cursos de um espaço para repensar a Psicologia e a Medicina como um contexto da teoria à prática.
O evento contará com a excelência do corpo docente dos profissionais da Universidade Estadual, com a presença de palestrantes externos e convidados de renome nacional. As discussões serão viabilizadas por meio de rodas de conversas, discussões e mesas redondas com a presença dos profissionais de Psicologia e Psiquiatria e demais convidados de outras profissões.         Com duração de seis dias (de segunda a sábado), o evento será reallizado no CCS da Universidade Estadual do Piauí e contará também com atrações culturais, apresentações artísticas e coffee-break ao término de cada programação diária.

OBJETIVO DO EVENTO

Proporcionar a estudantes, pesquisadores, professores e profissionais de Psicologia, Medicina e áreas afins, discussões referentes ao campo de conhecimento da Saúde Mental, mostrar ainda a prática do Psicólogo e Médico de forma interdisciplinar e como os mesmos se portam diante de uma cultura normativa e que patologiza o sofrimento. Serão promovidos debates que visam focar na promoção de saúde e não na doença, as discussões serão viabilizadas por meio de rodas de conversas, mesas redondas, conferências, intervenções artísticas, oficinas e muito mais... Ao mesmo tempo em que pretendemos incentivar a pesquisa acadêmica, despertar um olhar mais crítico acerca do modelo de saúde vigente e disseminar novos conhecimentos pra comunidade científica e acadêmica.

A PROPOSTA

O evento trabalhará diversas temáticas na área da saúde mental e trará discussões contemporâneas acerca do fazer psicológico e médico abordando assuntos como: Reforma psiquiátrica, os desafios da clínica contemporânea, gênero e sexualidade, suicídio, pedofilia....

Palestrantes de renome nacional e local irão abordar sobre temas que agreguem conhecimento aos participantes. Mesas Redondas com profissionais de outras áreas debatendo com médicos e psicólogos sobre temas em discussão na atualidade. Complementando a experiência da Semana de Psicologia e Medicina, haverão oficinas ministradas por profissionais, grupos de discussão e apresentação de trabalhos orais e em banner, a fim de expor conteúdos relevantes à carreira dos participantes.



MODELO DO EVENTO e PROGRAMAÇÃO

As temáticas serão abordadas no formato de:

·         Conferências

·         Rodas de conversa

·         GD’s (Grupos de Discussão)

·         Intervenções artísticas

·         Apresentações Culturais

·          Oficinas

·         Apresentações Orais de (trabalhos Inscritos)

·         Atividades Culturais

·         Mesas Redondas

·         Apresentação de Trabalhos em Banners (trabalhos inscritos)


Temas que serão abordados: Luta antimanicomial, Saúde Mental, Sexualidade & Gênero, Drogas e Redução de Danos, Transtornos Psicossomáticos, Pedofilia, Medicalização da vida, Aborto e Violência contra a mulher, Suicídio no meio acadêmico, Reforma Psiquiátrica e muito mais....

Em breve, mais informações sobre a programação e agenda cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário